terça-feira, 26 de abril de 2011

Diários do Bootcamp: A importância gigantesca do Brief

 
 

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via CHMKT de noreply@blogger.com (Carlos Henrique Vilela) em 25/04/11



Por Carlos Romero

A terceira semana do Bootcamp de Planejamento da Miami Ad School contou com a participação de Daniela Bombonato. Em sua exposição, a planejadora da Ogilvy ressaltou que o Brief é a peça mais importante de uma agência e que é responsável por dar respaldo ao cliente para que uma campanha seja implementada. Segundo sua definição, "é um documento utilizado para influenciar a criatividade e que ajuda a produzir resultados mais efetivos no processo de comunicação".

Sob o tema, "Brief e Briefing", Daniela apresentou como funções essenciais: "Definir o problema", "Apontar direções" e "Inspirar uma solução". "Um bom briefing não garante o resultado, mas ajuda muito no sucesso de uma campanha". Ela também foi enfática ao afirmar que um bom profissional de planejamento não deve parar na primeira ideia e precisar questionar tudo: a estratégia, o produto e a solução trazida pelo cliente. "Nosso trabalho tem início na discussão com o cliente e não nas reuniões com a criação". Para ela, cada Brief é uma oportunidade. Em seguida, parafraseou David Ogilvy ao afirmar que "devemos dizer ao cliente o que faríamos caso estivéssemos em seu lugar".

Ao apresentar um de seus cases – a famosa campanha do Magazine Luiza – Daniela lembrou que um brief não é um documento contendo tudo aquilo que descobrimos sobre uma Marca, mas um resumo para nortear a criação. "Um brief precisa ser tão simples e tão empolgante quanto uma ideia". A planejadora também nos contou que sempre procura acompanhar o atendimento na primeira reunião com o cliente, para que saiba exatamente qual sua missão. "É preciso trabalhar em conjunto. Contribua com o trabalho da criação. Agregue. Discuta caminhos. E lembre-se: com criativos diferentes, use abordagens diferentes.

A construção de um briefing:

Para a Daniela, um bom briefing pode se resumir a três elementos:

Insight: uma frase que resume tudo aquilo que você aprendeu sobre o problema. Um olhar novo sobre a comunicação que irá mudar o pensamento das pessoas.

Mensagem: que aponta um caminho a ser seguido no desenvolvimento da comunicação. (Nunca se contente com chavões).

Reason Why: que apresenta um diferencial do produto.

Ao dar prosseguimento, ela falou sobre algumas barreiras à criatividade e afirmou que muitas pessoas adquirem o vício de querer sempre fazer as coisas de maneira igual. Como solução, apontou a coragem de ousar e o desapego às antigas abordagens da marca para criarmos campanhas que, realmente, mudem a vida das pessoas.

@normanbytes

 
 

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